HISTÓRIA


Origens e Pioneirismo


 - Desde tempos pré-coloniais que Portugal e Espanha avançavam um no território de outro; por esse motivo em 1750 assinaram o Tratado de Madrid, estipulando que Portugal devolveria a Colônia do Sacramento, fundada em território espanhol em troca dos Sete Povos das Missões, mais a nordeste.
- Para povoar os Sete Povos das Missões, os portugueses trariam colonos do arquipélago dos Açores. Como consequência do acordo e do posterior Tratado de Santo Ildefonso, os guaranis que habitavam os Sete Povos das Missões deveriam deixar a região, como os índios não aceitaram abandonar as terras, teve início a Guerra Guaranítica.
- Em consequência da guerra, milhares de índios fugiram para o território português, desse contingente de refugiados, cerca de mil índios guaranis foram trazidos, em 1762, pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do rio Gravataí, dando início ao povoamento da Aldeia dos Anjos. Note-se que a Aldeia já existia de fato antes de sua data oficial de fundação, em 8 de abril de 1763.
- Com a confusão gerada pela Guerra Guaranítica, os colonos açorianos que originalmente seriam assentados nos Sete Povos das Missões tiveram que ocupar outras áreas, ou seja, o Vale do rio Gravataí.
- Com a chegada de José Marcelino de Figueiredo, Governador da Província de São Pedro, em 1772, a Aldeia dos Anjos começou a se desenvolver. José Marcelino de Figueiredo urbanizou o aldeamento.


Formação Administrativa e Política


- Em 7 de outubro de 1806, a então Aldeia dos Anjos alçou-se à condição de distrito de Porto Alegre. Em 1880 passou à condição de Vila,  com o nome de Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. 
- Em 23 de outubro de 1880, foi instalado de forma oficial o município de Gravataí.
- Gravataí que tem origem na língua guarani, onde "gravatá" é o nome de uma espécie de bromélia abundante na região, enquanto que "hy" significa "rio" na linguagem nativa. Até o final do século XIX a grafia correta para o nome do município era "Gravatahy", que pode ser traduzido literalmente como "Rio dos Gravatás".


Desenvolvimento Econômico e Social


- Na década de 1930, assumiu o governo do município José Loureiro da Silva, que, durante seu mandato, configurou uma importante fase desenvolvimentista para Gravataí. Entre as suas principais realizações estão a implantação do sistema de energia elétrica na cidade, o alargamento e calçamento das primeiras ruas, a construção da faixa ligando Gravataí a Porto Alegre e o projeto urbanístico atual do centro da cidade.
- A partir da década de 1960, a cidade entrou em um rápido processo de industrialização. Alguns dos fatores determinantes para que Gravataí abandonasse a economia agrária foram a construção da Freeway) e a criação do distrito industrial. Esse desenvolvimento, juntamente com o crescimento de cidades próximas, fez com que em 8 de junho de 1973, pela lei complementar federal nº 14, fosse criada a Região Metropolitana de Porto Alegre, envolvendo além de Gravataí, outros 31 municípios. Em 2001, com praticamente quatro milhões de habitantes, era a 102ª maior aglomeração urbana do mundo.

História Recente


- Um importante fato para a economia da cidade foi a instalação do Complexo Industrial da General Motors, ocorrida entre o final da década de 1990 e começo da década de 2000. O anúncio da sua instalação foi feito em 17 de março de 1997, data que ficou sendo um marco de desenvolvimento do município, visto que esta empresa veio juntar-se ao Parque Industrial de grande porte e ao comércio da cidade. O complexo consolidou o perfil industrial da cidade e tornou Gravataí um dos maiores polos da indústria metal-mecânica brasileira.


Distâncias


> Porto Alegre (RS)............22 Km
> Aeroporto (POA).............20 Km
> Tramandaí (RS)...............92 Km
> Rio Grande (RS)............320 Km
> Florianópolis (SC) ... ....454 Km
> Curitiba (PR) .................689 Km
> São Paulo (SP) ... .....1.087 Km
> Montevidéu (UR) .......... 640 Km
> Buenos Aires (AR) ... 1.650 Km


Referencias : http://www.gravatai.rs.gov.br/site/cidade/historia.php
                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravata%C3%AD#Hist.C3.B3ria
                 http://www.igrejaemgravatai.com.br/cidade.html


                 

Um comentário: